terça-feira, 26 de junho de 2012

COMPETÊNCIAS

A noção de competência é designada por Phillipe Perrenoud como a capacidade de mobilizar diversos recursos cognitivos para enfrentar um tipo de situação. As 10 novas competências para ensinar, propostas por ele, são imprescindíveis na educação tanto presencial quanto online. Dentre elas, destaco as seguintes:

·        administrar a progressão das aprendizagens: adquirir uma visão longitudinal dos objetivos do ensino; observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, de acordo com uma abordagem formativa.

·        envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho: suscitar o desejo de aprender, explicitar a relação com o saber, o sentido do trabalho escolar e desenvolver no aluno a capacidade de auto avaliação; favorecer a definição de um projeto pessoal do aluno.

·        administrar sua própria formação contínua: saber explicitar as próprias práticas; acolher a formação dos colegas e participar dela; negociar um projeto de formação comum com os colegas.
O desenvolvimento dessas competências deve ser objetivo de todo professor/orientador/tutor, pois independente do espaço em que se atua e dos recursos que se possui para essa atuação, esse desenvolvimento depende da postura do profissional, que deve estar constantemente refletindo sobre a própria prática, tendo em mente que a avaliação é parte do processo formativo, que ele é o mediador entre o aluno e o conhecimento e que também deve estar em constante formação.

No meu trabalho como orientadora/tutora, procuro sempre mediar as atividades de forma que os professores/cursistas sintam-se motivados a buscarem mais conhecimentos sobre os assuntos abordados e que percebam-se como coautores da própria aprendizagem. Procuro incentivar também a reflexão sobre a prática que estão realizando em sala de aula e sobre como ela pode ser diferenciada. Meu desejo é que essa diferenciação chegue às salas de aula e que os alunos também possam ter acesso a um ensino significativo. Que as reflexões que estão sendo feitas pelos professores possam sair da mente e do papel para serem colocadas em prática. Acredito que esse seja o nosso maior desafio.

8 comentários:

  1. Oi Fran,

    seu último parágrafo mexeu comigo, pois no exato momento parei um pouco as revisões das atividades coletivas para participar do PFT e estou me questionando sobre o que fazer para que os cursistas retornem para mim os questionamentos que deixei nas outras atividades. Preciso entender o que estou fazendo de errado pois não consigo obter deles as respostas que o Roteiro pede e os cálculos e justificativas matemáticas para as questões.Não sei se eles não estão fazendo as justificativas Matemáticas por não querer ou por não saber. Eles sempre dão respostas vazias que não respondem aos questionamentos e as dicas que tenho deixado no Roteiro revisado. Será que eles estão tendo um aprendizado significativo e será que os alunos estão sendo beneficiados com esta formação. Destaco a sua frase como sendo minha pois "Meu desejo é que essa diferenciação chegue às salas de aula e que os alunos também possam ter acesso a um ensino significativo".
    Fazer essa reflexão sobre a prática, esse desenvolvimento profissional depende da vontade de cada um, e do grupo. O Projeto de Formação Multicurso é de primeiríssima qualidade, não pode ser feito de qualquer jeito, apenas pelo certificado.
    Tenho um grupo que é totalmente o contrário, eles focam a Matemática e esquecem os textos e reflexões pedagógicas. Avaliar em curso On line é muito difícil, principalmente tratando com profissionais já formados.
    Preciso melhorar minha prática em estudos on line.
    Abraços,
    Márcia Franco

    ResponderExcluir
  2. Olá, FRanciely!
    Ao ler as postagens sua e da Márcia, percebo que a preocupação é a mesma. "administrar sua própria formação contínua: saber explicitar as próprias práticas; acolher a formação dos colegas e participar dela; negociar um projeto de formação comum com os colegas". A formação é fundamental para todos! E esta formação como diz Márcia, é de primeira qualidade. O que percebo é que os professores não se preocupam muito no que escrevem, parece que fazem como obrigação, postam "qualquer coisa" para verem o que vai dar. Digo isto na parte de matemática mesmo. Acredito que ainda não entenderam a linha de raciocínio das atividades apresentadas. Em se falando se avaliação, avaliar não é fácil no presencial, muito menos online. Seria bom se pudéssemos participar de todas as reuniões presenciais para um acompanhamento mais direto com os professores. Está faltando ainda conscientização por parte dos cursistas.
    UM abraço,
    Marcelo

    ResponderExcluir
  3. Nós professores precisamos de transformar o trabalho em equipe por projetos, autonomia e responsabilidades crescentes, pedagogias diferenciadas, centralização sobre os dispositivos e as situações de aprendizagem…

    O livro privilegia as práticas inovadoras e, portanto, as competências emergentes, aquelas que deveriam orientar as formações iniciais e continuas, aquelas que contribuem para a luta contra o fracasso escolar e desenvolvem a cidadania, aquelas que recorrem à pesquisa e enfatizam a prática reflexiva.

    Dez grandes familias de competências foram escolhidas e desenvolvidas : 1) organizar e dirigir situações de aprendizagem ; 2) administrar a progressão das aprendizagens ; 3) conceber e fazer com que os dispositivos de diferenciação evoluam ; 4) envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho ; 5) trabalhar em equipe ; 6) participar da administração da escola ; 7) informar e envolver os pais ; 8) utilizar novas tecnologias ; 9) enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão ; 10) administrar a própria formação continua.

    ResponderExcluir
  4. Fran,
    Parabéns pelo Blog !
    Adorei as suas colocações e suas palavras são motivadoras para todo o profissional que realiza um bom trabalho. Compreendo que os professores estão no caminho certo, sou muito otimista e só tenho a elogiar todo o processo desenvolvido até aqui tanto por nós tutores, quanto em relação aos professores participantes do Multicurso Matemática. Estou percebendo que o EAD traz resultados e que com muita organização e disciplina a aprendizagem ocorre. Além disso percebo o envolvimento de muitos professores que realizarão projetos em suas escolas.Durante as visitas costumo motivar os professores a aplicar o que estão aprendendo através da metodologia do Multicurso.
    Abraços,
    Wânia.

    ResponderExcluir
  5. Olá Franciele! Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  6. Olá Franciely
    Quanto tempo colega. Estamos juntos de novo. 
    Concordo com você quando diz que as 10 novas competências para ensinar proposta por Phillipe Perrenoud, vêm de encontro aos problemas que encontramos ainda hoje na educação. Essas competências podem não solucionar todos os problemas que ainda encontramos nas escolas, mas com certeza são o primeiro passo para uma mudança que pode revolucionar a arte de ensinar tanto nos cursos presenciais, quanto nos cursos online.
    Os três tópicos que você destacou realmente são imprescindíveis para a melhoria da aprendizagem de nossos alunos.
    Sem a devida administração da progressão da aprendizagem de nossos alunos, podemos nos perder pelo caminho, criando buracos na aprendizagem de nossos alunos, que poderá não apenas afetar seu aprendizado de momento, como o que deverá aprender no futuro. Observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagem, de acordo com uma abordagem formativa é essencial para que o processo ensino-aprendizagem funcione em harmonia com o que queremos que nossos alunos aprendam e o que eles precisam aprender para ter seu futuro garantido no que se refere a uma educação de qualidade e duradoura.
    Desta forma podemos envolver os alunos em sua aprendizagem, despertando neles o desejo de aprender. E se conseguirmos alcançar essa meta, poderemos realmente levar os nossos alunos a desenvolver um projeto pessoal, na busca pelo conhecimento, em parceria com o seu professor e a escola em que estuda. Professor, alunos e escola juntos, na busca pelo saber, com metas pré determinadas, sendo avaliados de forma justa em sintonia com um processo cujo foco principal é a busca pelo conhecimento, dentro da realidade do seu aluno, focado no seu desenvolvimento para o seu futuro. Acho que está aqui o modelo ideal para um contrato didático.
    E para isso o educador tem que estar sempre se atualizando, buscando novos conhecimentos, trocando idéias com colegas da área e até de outras áreas de ensino. E isso pode ser alcançado através de uma formação contínua, sempre buscando melhorar a nossa qualidade na forma de ensinar. Um bom exemplo disso é o Multicurso Matemática.
    Parabéns pela sua escolha entre as 10 competências citadas no livro, pois elas expressão realmente os pontos fortes a serem melhorados para que o futuro de nossa educação seja de qualidade e duradoura.
    Antônio José Belbuche Muri
    Mediador e Tutor Suplente

    ResponderExcluir
  7. Ei Franciely, adorei seu blog! Está de parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Fran, estou passando para avisar que eu já coloquei algumas coisinhas no meu blog Mãos Nervosas. Você disse que queria conhecer meus trabalhos. Ainda pretendo pôr mais coisas.
    http://maosnervosasnet.blogspot.com.br/
    Bjs

    ResponderExcluir