sexta-feira, 7 de junho de 2013

AVALIANDO O PERCURSO

Sempre ficamos apreensivos diante do novo e não foi diferente comigo, ao iniciar as atividades de tutoria. Ser tutora dos meus colegas, alguns com mais tempo de experiência docente do que eu, passar orientações por escrito, de forma clara, objetiva e simpática, administrar o tempo para a realização de todas as atividades, eram algumas preocupações no início.

Com a prática, essas preocupações foram diminuindo. Fui bem aceita pelos professores cursistas, a comunicação por escrito tornou-se algo comum e a elaboração de uma agenda estabelecendo prioridades auxiliou-me na administração do tempo. A questão do tempo foi a mais difícil para eu resolver comigo mesma. Eu não admitia não conseguir cumprir tudo dentro dos prazos estabelecidos. Hoje, compreendo que agendas podem e precisam ser reorganizadas, principalmente devido aos imprevistos que podem ocorrer.

Aprendi muito com o curso, a partir da interação e da troca de experiências com o coordenador Leandro e com os demais tutores e suplentes. As atividades associando teoria e prática e a utilização de recursos abordados no PFT em práticas de tutoria também proporcionaram grande aprendizado.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

SITUAÇÃO DE DIFICULDADE TRANSFORMADA EM OPORTUNIDADE DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO

A situação que irei relatar ocorreu no ano passado, no Curso Online 2 desta fase do Multicurso.

No Módulo 3 desse curso, a atividade proposta aos cursistas foi a participação num Wiki. Num chat no início deste módulo, uma cursista demonstrou interesse em saber como funcionava um Wiki, como identificávamos quem estava fazendo as postagens, se tínhamos como recuperar postagens apagadas, dentre outras questões, então a convidei para ser a “editora” do Wiki da sua turma e ela aceitou.

Como “editora”, expliquei que ela poderia corrigir erros de ortografia, trocar parágrafos de lugar de forma a tornar o texto mais coerente e apagar assinaturas dos cursistas (pois vários assinavam as postagens, mesmo após terem sido enviadas orientações sobre isso). Ela só não deveria apagar postagens, a não ser que estivessem repetidas. Caso algum cursista apagasse todo o texto, eu iria recuperá-lo.

A professora gostou da ideia e começou a cuidar muito bem do Wiki da sua turma. Eu acompanhava as edições que ela fazia no texto. Certo dia, quando abri o Wiki, encontrei somente uma postagem em vermelho, com letras grandes, dizendo aos professores que eles não deveriam apagar o texto todo para colocarem o texto deles, que eles deveriam respeitar as contribuições dos outros.

Verifiquei que um cursista havia apagado tudo e que a “editora” tinha deixado aquele recado. A mesma estava online, então mandei uma mensagem perguntando se ela poderia entrar no chat naquele momento.

Ela entrou e me contou que estava muito chateada porque os professores tinham apagado o Wiki todo e que ela tinha deixado um recado lá. Eu disse que tinha visto e expliquei que é comum algum cursista apagar tudo e que isso geralmente não é intencional, quando ele vai digitar e já encontra texto na caixa, pode acontecer de apagar por falta de conhecimento sobre como inserir a sua contribuição. Disse que era por isso que o Wiki precisava ser acompanhado de perto, que eu iria recuperar o texto, que ela estava sendo uma boa "editora" e que quando isso ocorresse novamente (brinquei dizendo que certamente ocorreria), que ela poderia aguardar que eu iria recuperar o texto e orientar os cursistas novamente sobre como contribuir no Wiki.

A professora ficou satisfeita e até riu do comentário que deixou, disse que quis brigar com os colegas de turma, mas que depois da nossa conversa compreendeu melhor a situação.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

PROBLEMA DE APRENDIZAGEM / PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO

Segue abaixo o link do wiki construído por Márcia e eu, onde refletimos sobre a dificuldade observada em parte dos alunos do Ensino Médio na compreensão do conteúdo de Trigonometria na Circunferência e apresentamos uma proposta de planejamento pedagógico envolvendo o jogo Batalha Naval Circular e a construção de um Ciclo Trigonométrico, visando a apropriação deste conteúdo pelos alunos por meio destas atividades lúdicas, proporcionando ainda a reflexão e a tomada de decisões frente às mesmas.

https://docs.google.com/document/d/1BIvLqrT8hYXknwg7qV_EE07iVfnV79NILTVvz4MAeEc/edit?usp=sharing

segunda-feira, 18 de março de 2013

sexta-feira, 1 de março de 2013

PROPOSTA PARA A ANÁLISE DE REDES DO MULTICURSO

Público-alvo: Professores participantes da rede social do Projeto Multicurso Matemática.

Objetivos: Analisar como a rede social do Multicurso tem contribuído com o trabalho dos professores e avaliar o envolvimento dos docentes com a produção de conteúdos da rede.

Metodologia: Aplicação de questionário, tabulação e análise dos dados.
 

QUESTIONÁRIO
1) Com que frequência você acessa a rede social do Multicurso?
(   ) Diariamente.
(   ) Uma vez por semana.
(   ) Raramente.
(   ) Nunca.

 
2) Você utiliza os recursos didáticos disponíveis e as metodologias propostas na rede em suas aulas?
(   ) Sim, frequentemente.
(   ) Sim, algumas vezes.
(   ) Não, nunca utilizei.


3) Você costuma publicar conteúdos na rede, como fotos, vídeos e mensagens de blog?
(   ) Sim, frequentemente.
(   ) Sim, algumas vezes.
(   ) Não, nunca publiquei.


4) Você costuma expressar suas ideias e opiniões na rede, participando de chats, de discussões em fóruns, comentando blogs, fotos e vídeos?
(   ) Sim, frequentemente.
(   ) Sim, algumas vezes.
(   ) Não, acesso esses espaços/conteúdos mas não emito opinião.
(   ) Não, nunca acessei esses espaços/conteúdos.


5) Em que nível as discussões realizadas na rede contribuem para a melhoria da sua prática docente?
(   ) Muito.
(   ) Razoavelmente .
(   ) Pouco.
(   ) Nada.