terça-feira, 14 de agosto de 2012

EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO: O papel dos meios na formação do aluno e do professor na educação de jovens e adultos

Principais ideias do artigo de Moacir Gadotti, discutidas num chat por um grupo de tutores do Projeto Multicurso Matemática.



Nesta discussão, os professores apontaram que o texto, que é parte de um livro que trata da relação da mídia com a escola principalmente na EJA, nos alerta sobre a utilização da mídia e a influência que ela causa e nos coloca a par da importância de usar a comunicação para o desenvolvimento de uma educação crítica.

Sobre o que a escola deve denunciar com relação às mídias, foi apontado que as mídias, principalmente a televisão, vêm sendo usadas de forma errada, tendo como papel principal manipular as mentes para uma realidade voltada a interesses políticos e consumistas, estabelecendo padrões de comportamento. É estabelecida uma cultura de massa, onde todos acabam pensando que o que a televisão diz é o melhor, o correto. Muitas vezes as pessoas são totalmente influenciadas sem perceber que estão sendo dominadas.

A respeito do que a escola pode anunciar com o uso das mesmas mídias, foi relatado que elas podem ser usadas a favor da educação, pois com o seu uso o aprendizado pode tornar-se mais fácil e significativo, sendo possível trabalhar a vivência do aluno, como uma forma de despertar o seu interesse. Assim, a utilização das mídias nas escolas, quando realizada de forma responsável, pode valorizar toda a estrutura da escola.

Outro aspecto positivo destacado foi a utilização e a produção de vídeos, pois ao levarmos os alunos a produzirem seus vídeos e observarem os resultados, eles podem perceber como a visão através da lente de uma câmera pode mudar completamente o foco, passando inclusive a entender melhor o poder desse meio de comunicação. Foram apresentadas várias experiências exitosas com a utilização de vídeos pelos professores, tanto por meio de filmagem (como a produção de um jornal) ou por meio da montagem de vídeos a partir de imagens (como vídeos que ilustram uma situação-problema).

Foi discutido ainda como este tema poderia ser abordado num curso de formação de educadores, sendo apontado que os professores precisam analisar criticamente o uso das mídias e aprender a utilizá-las na prática, pois a integração entre teoria e prática é fundamental e a formação continuada é o principal espaço para isso, já que muitos não tiveram esse tipo de formação na graduação.

Assim, concluímos que as mídias podem ter um relevante impacto social, aproximando mais a escola do aluno. Para que esse objetivo seja atingido, segundo Gadotti, a televisão, indispensável na formação de todo cidadão, deve ser acompanhada na educação por uma Pedagogia da Comunicação que a analise criticamente. O papel do professor é fundamental nesse processo, pois as mídias não o substituem. Cabe a ele utilizá-las de forma a promover a inclusão, a aprendizagem e o desenvolvimento da criticidade do aluno.

2 comentários:

  1. Excelentes reflexões, Franciely!

    Gostei principalmente das considerações sobre a produção de vídeo e também a formação de professores.

    Abraço,
    Leandro

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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