Na interação presencial, os alunos podem discutir e
esclarecer dúvidas entre si ou com o professor oralmente, no momento em elas
ocorrem, possibilitando que as explicações sejam refeitas caso não tenha
ocorrido a compreensão sobre o que foi explicado. Nesse meio é possível
perceber facilmente se houve ou não essa compreensão.
Na interação à distância, cada aluno pode refletir sobre o que foi produzido pelo outro, principalmente se este for um processo assíncrono, onde a intervenção do professor não ocorre em tempo real. O aluno pode pesquisar sobre a temática abordada, esquematizar a sua contribuição, para então compartilhá-la. É preciso ter cuidado para que a linguagem escrita expresse claramente o que se pretende dizer.
Independente de este espaço ser presencial ou à distância, ele precisa ser acolhedor. Para tanto, a linguagem é fundamental, pois por meio dela é possível transmitir respeito, cordialidade e afetividade. Os alunos precisam perceber esses elementos tanto em seus pares quanto no professor, que deve atuar como um mediador entre os alunos e o conhecimento.
Percebo-me como aluno em um campo interativo no Programa de Formação de Tutores (PFT), visto que neste programa o conhecimento é concretizado a partir da interação entre os cursistas da formação. Estou compartilhando conhecimentos e aprendendo bastante a partir das impressões e experiências relatadas pelos demais “alunos”.
Na interação à distância, cada aluno pode refletir sobre o que foi produzido pelo outro, principalmente se este for um processo assíncrono, onde a intervenção do professor não ocorre em tempo real. O aluno pode pesquisar sobre a temática abordada, esquematizar a sua contribuição, para então compartilhá-la. É preciso ter cuidado para que a linguagem escrita expresse claramente o que se pretende dizer.
Independente de este espaço ser presencial ou à distância, ele precisa ser acolhedor. Para tanto, a linguagem é fundamental, pois por meio dela é possível transmitir respeito, cordialidade e afetividade. Os alunos precisam perceber esses elementos tanto em seus pares quanto no professor, que deve atuar como um mediador entre os alunos e o conhecimento.
Percebo-me como aluno em um campo interativo no Programa de Formação de Tutores (PFT), visto que neste programa o conhecimento é concretizado a partir da interação entre os cursistas da formação. Estou compartilhando conhecimentos e aprendendo bastante a partir das impressões e experiências relatadas pelos demais “alunos”.
Oi Fran,
ResponderExcluirgostei dos seus argumentos e penso que independente de ser presencial ou à distãncia, a aprendizagem depende muito do aluno. Observe que se não buscarmos informações e estudarmos muito no curso PFT e de Mediação, mesmo sendo direcionados pelo nosso tutor, não estaríamos aprimorando nossos conhecimentos. É claro que o orientador tem que estar presente, mesmo não presencial, durante todo o percurso, pois à distância, o aluno precisa de mais clareza nas orientações já que sendo escritas podem causar confusões no entendimento.
Bjus.
Márcia Franco
Oi Márcia,
ResponderExcluirconcordo plenamente que em qualquer modalidade, a aprendizagem depende muito do interesse do aluno. Por isso é de extrema importância que o professor ou o tutor adote metodologias que despertem esse interesse, estimulando a participação.
Um grande abraço!
Franciely
Oi Fran,
ResponderExcluirFoi criado uma expectativa muito grande sobre essa nova modalidade de ensino, e acredito que essa seja uma das grandes vantagens. Já conhecemos algumas dessas novas ferramentas tecnológicas disponíveis, mas muitos ainda não conhecem. É preciso mudar essa realidade.
Um abraço
parabéns pelo blog.
Jonas de Vargas Pagotto