quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

ATIVIDADE ESTRATÉGICA COM AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E FORMATIVA

A atividade estratégica abaixo foi elaborada por Wânia, Silvia e eu, no wiki disponível em https://docs.google.com/document/d/1eMk2NXk24DgnzAQGIh5LdJsS-yUgV0Eb2Iz9_oF3tPM/edit

Desenvolvemos um planejamento para o ensino do conteúdo de Matemática Financeira: Juros Compostos buscando contemplar uma avaliação de caráter multidimensional, segundo as ideias de Kenski. Procuramos integrar a avaliação aos momentos de aprendizagem ao invés de deixá-la apenas para um momento específico (final), entendendo ser a primeira uma forma de avaliação mais produtiva para o processo de ensino e aprendizagem. Assim, propomos uma avaliação que permeará toda a atividade, por meio da observação e reorientação do professor e reflexão e aprendizagem dos alunos a partir dos erros cometidos no processo.


ATIVIDADE ESTRATÉGICA:

1) Conteúdo:
- Matemática Financeira: Juros Compostos.

2) Objetivos:
- Contribuir com a formação dos alunos no que se refere à compreensão da realidade e ao exercício da cidadania.
- Proporcionar que os alunos utilizem a Matemática Financeira como instrumento de intervenção na realidade para resolver situações problema.
- Possibilitar aos alunos situações que os levem a desenvolver o raciocínio, sabendo aplicar fórmulas e tirar conclusões acerca do problema.
- Preparar os alunos para um eventual ingresso no mundo do trabalho, utilizando situações do comércio para propiciar exemplos reais de aprendizagem.
- Estimular os alunos a analisarem e interpretarem criticamente dados provenientes de problemas matemáticos, de outras áreas do conhecimento e do cotidiano.

3) Atividade:
- Os alunos já devem ter conhecimento sobre o regime de juros simples, abordado em aulas anteriores.
- Visita a instituições como Casa da Moeda, Bovespa e bancos, para que os educandos possam observar e fazer entrevistas para posterior produção de relatórios e discussão em sala de aula.
- Aplicação dos jogos Banco Imobiliário e Cashflow 101 ( um jogo de tabuleiro onde o jogador deverá ter rendimentos suficientes para pagar suas contas sem depender do seu salário).
- Apresentação do Vídeo: “Comparar preços e juros é fundamental para comprar à prazo” http://www.youtube.com/watch?v=A-X4-bSxfeQ
- Pesquisa de preços de produtos à vista e à prazo a partir de folhetos de propaganda, pesquisa em lojas ou na Internet.
- Comparação dos preços dos produtos à vista e à prazo e cálculo das taxas de juros embutidos nas compras à prazo, caso tivesse sido utilizado o regime simples.
- Explicação da ideia de “juros sobre juros” usada no regime composto e proposta de que os alunos façam o cálculo do valor à prazo usando a taxa de juros encontrada no regime simples, para que os mesmos compreendam as diferenças entre esses dois regimes.
- Orientação para o cálculo da taxa de juros embutidos nas compras à prazo utilizando o regime composto, com aplicação da fórmula de juros compostos (que será deduzida com os alunos) e o auxílio de calculadora científica e do Microsoft Excel, estabelecendo relações entre juros compostos, progressões geométricas e funções exponenciais.
- Montagem de um mural com as comparações de preços dos produtos, a taxa e o valor dos juros.
- Utilização de calculadora financeira online para a resolução de problemas.
Calculadora: http://epx.com.br/ctb/hp12c.php
Problemas: http://www.brasilescola.com/matematica/nocoes-sobre-utilizacao-uma-
calculadora-financeira

4) Competências envolvidas:
- Interpretar e resolver problemas do cotidiano inseridos em contextos ligados à Matemática Financeira.
- Reconhecer e comparar temas da Matemática Financeira, como a diferenciação entre Juros Simples e Juros Compostos.
- Estabelecer conexões entre este tema e outros temas do currículo, como a relação entre Juros Compostos, Progressões Geométricas e Funções Exponenciais.
- Compreender o significado das fórmulas envolvidas.
- Pensar, criar, relacionar ideias e desenvolver autonomia de pensamento para decidir-se pela melhor solução para um problema.

5) Recursos:
- Jogos.
- Folhetos com preços de produtos.
- Calculadora científica.
- Computadores com acesso à Internet.

6) Duração:
- 6 horas-aulas.

7) Avaliação:
- Deverá ser feita uma avaliação diagnóstica anteriormente a execução da aula para identificar se os alunos estão aptos a desenvolver os trabalhos propostos. Esta avaliação deverá abordar números decimais, porcentagem, progressões geométricas, equações e funções exponenciais e juros simples.
- A avaliação será feita durante todo o processo de aprendizagem ( multidimensional - Kenski), por meio da observação do professor e da reflexão dos próprios alunos. A aplicação da taxa de juros simples numa situação que envolve juros compostos levará os alunos a refletirem sobre esse “erro” a que foram induzidos, compreendendo a diferença entre os dois sistemas.
- As reorientações necessárias serão feitas pelo professor durante a execução das atividades, culminando na confecção e apresentação do mural pelos alunos.

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