“O paradigma de avaliação que se opõe ao paradigma
sentencioso, classificatório é o que denomino de 'avaliação mediadora'. O que
pretendo introduzir neste texto é a perspectiva da ação avaliativa como uma das
mediações pela qual se encorajaria a reorganização do saber. Ação, movimento,
provocação, na tentativa de reciprocidade intelectual entre os elementos da
ação educativa. Professor e aluno buscando coordenar seus pontos de vista,
trocando ideias, reorganizando-as. Tal paradigma pretende opor-se ao modelo do
'transmitir-verificar-registrar' e evoluir no sentido de uma ação
avaliativa reflexiva e desafiadora do educador em termos de contribuir,
elucidar, favorecer a troca de ideias entre e com seus alunos, num movimento de
superação do saber transmitido a uma produção de saber enriquecido, construído
a partir da compreensão dos fenômenos estudados”.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: Uma Relação
Dialógica na Construção do Conhecimento.
A maioria dos professores utiliza a avaliação quantitativa em sua prática. Quando realizam avaliação qualitativa, geralmente esta tem um peso menor na avaliação total.
Seja qual for a forma e o instrumento utilizado para a avaliação, é importante que ela seja uma avaliação mediadora, com "professor e aluno buscando coordenar seus pontos de vista, trocando ideias, reorganizando-as", conforme afirma Jussara Hoffmann.
A avaliação precisa ser formativa, proporcionando ao aluno a aprendizagem a partir do erro e ao professor a reflexão sobre a própria prática educativa.
Seja qual for a forma e o instrumento utilizado para a avaliação, é importante que ela seja uma avaliação mediadora, com "professor e aluno buscando coordenar seus pontos de vista, trocando ideias, reorganizando-as", conforme afirma Jussara Hoffmann.
A avaliação precisa ser formativa, proporcionando ao aluno a aprendizagem a partir do erro e ao professor a reflexão sobre a própria prática educativa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário