quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

AVALIAÇÃO MEDIADORA

“O paradigma de avaliação que se opõe ao paradigma sentencioso, classificatório é o que denomino de 'avaliação mediadora'. O que pretendo introduzir neste texto é a perspectiva da ação avaliativa como uma das mediações pela qual se encorajaria a reorganização do saber. Ação, movimento, provocação, na tentativa de reciprocidade intelectual entre os elementos da ação educativa. Professor e aluno buscando coordenar seus pontos de vista, trocando ideias, reorganizando-as. Tal paradigma pretende opor-se ao modelo do 'transmitir-verificar-registrar' e evoluir no sentido de uma ação avaliativa reflexiva e desafiadora do educador em termos de contribuir, elucidar, favorecer a troca de ideias entre e com seus alunos, num movimento de superação do saber transmitido a uma produção de saber enriquecido, construído a partir da compreensão dos fenômenos estudados”.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mediadora: Uma Relação Dialógica na Construção do Conhecimento.
 
A maioria dos professores utiliza a avaliação quantitativa em sua prática. Quando realizam avaliação qualitativa, geralmente esta tem um peso menor na avaliação total.

Seja qual for a forma e o instrumento utilizado para a avaliação, é importante que ela seja uma avaliação mediadora, com "professor e aluno buscando coordenar seus pontos de vista, trocando ideias, reorganizando-as", conforme afirma Jussara Hoffmann.

A avaliação precisa ser formativa, proporcionando ao aluno a aprendizagem a partir do erro e ao professor a reflexão sobre a própria prática educativa.

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