quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

"SÓ SEI QUE NADA SEI" (Sócrates)


Minhas reflexões após discussão em chat com a equipe de tutoria:

"Quanto mais sabe que não sabe, mais sábio é um homem". (Sócrates).

Quando reconhecemos que não sabemos, tornamo-nos abertos à aprendizagem. E nunca saberemos tudo, sempre há o que aprender. Às vezes pensamos que já sabemos tudo sobre determinado assunto e surpreendemo-nos com algo sobre ele. O conhecimento é inesgotável e é isso o que o torna fascinante. Nunca terminaremos de aprender!

Este é meu primeiro curso de tutoria e atuação como tutora.  Aprendi muito com o curso, a partir da interação e a troca de experiências com o coordenador e os demais tutores cursistas. A associação teoria-prática também proporcionou muita aprendizagem sobre a atuação em ambientes virtuais, o atendimento aos professores cursistas e a comunicação não presencial.

As orientações / reorientações passadas aos cursistas por escrito eram uma preocupação no início, como me expressar por escrito de forma clara, objetiva e simpática. Com a prática, isso tornou-se bem mais fácil. A administração do tempo para a realização de todas as atividades também era uma preocupação. A elaboração de uma agenda estabelecendo prioridades tem auxiliado-me nessa administração.

Percebo que algumas vezes os cursistas tem receio de esclarecer suas dúvidas comigo, por acharem que estão expondo-se ou que sei tudo. Sempre digo que também estou aprendendo e que quando não souber algo, irei buscar o conhecimento, como eles também devem fazer. A dúvida e a curiosidade são sementes que podem gerar aprendizagem, quando plantadas em solo fértil, ao invés de serem guardadas.

Sobre meus métodos de avalição das atividades dos cursistas, tenho procurado realizar uma avaliação qualitativa considerando os momentos envolvidos na execução das mesmas e as dificuldades "estruturais" encontradas por eles, como tempo para estudo, manipulação de softwares e acesso à internet.

Minha perspectiva em relação ao conhecimento é que ele tende a tornar-se cada vez mais acessível a todos e construído por todos. A ferramente Wiki e a Wikipédia são exemplos de espaços onde o conhecimento é construído de forma colaborativa. Penso que o ensino à distância também tende a expandir-se, possibilitando o acesso ao conhecimento nos locais mais remotos.

5 comentários:

  1. Oi Fran
    Sua reflexão ficou ótima. Estamos em constante aprendizagem e temos que estarmos abertos para aprender, pois o que é verdade hoje, pode não ser amanhã, existe um movimento, um emaranhado de pensamentos, uma rede viva de construção de conhecimento desde que o homem surgiu e isto tende a crescer cada dia mais.
    Por isto não podemos nos fechar ao conhecimento, principalmente porque trabalhamos diretamente com esta construção/reconstrução, como educadores que somos.
    Abraços
    Márcia Franco
    SRE Cariacica.

    ResponderExcluir
  2. Olá Fran!
    Como sempre suas palavras são "qualitativas" como a forma que você avalia.

    Um abraço
    Idalina

    ResponderExcluir
  3. Olá Franciely!
    O importante é reconhecermos que pouco sabemos. Através desse reconhecimento é que passamos a entender que o conhecimento é construído a cada dia, podendo o mesmo ser só ou através de pessoas. Devemos estar sempre abertos às novas aprendizagens, novas modalidades de ensino, para que o conhecimento seja adquirido com mais facilidade.
    Um abraço,
    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia, Idalina e Marcelo,
      obrigada pelos comentários!
      Estamos realmente aprendendo a todo momento.
      Que possamos continuar aprendendo uns com os outros!
      Abraço,
      Franciely

      Excluir
  4. Olá Franciely, boa noite!

    Suas reflexões mostram o altíssimo nível de maturidade alcançada em sua trajetória enquanto tutora. Parabéns!

    Abraço,
    Leandro

    ResponderExcluir